Amamentação em 3 Ps: Paciência, Persistência e Perseverança!

Mesmo antes de engravidar, assim como a maioria das futuras mamães, já escutava que a amamentação com leite materno é a melhor alternativa para um bebê.

Mas o que ninguém te conta é que o começo da amamentação não é nada fácil! Como qualquer outra mãe cheguei do hospital com minha bebê necessitando de cuidados, eu me recuperando de um procedimento cirúrgico…nada parecia com os comerciais e campanhas publicitárias sobre o tema.

Como sou uma mãe recente (de apenas dois meses), creio que minha experiência pode ajudar outras mães a passarem por este curto período de adaptação.

Muitas pessoas orientam que na gestação já comecem os preparos dos seios.  No meu caso, procurei não passar óleos ou hidratantes nos bicos e tomar sol nos seios, mas na prática não achei que fez muita diferença.

O hospital que tive minha filha tem uma certificação de Amigo da Criança e logo na primeira hora de vida amamentei com o colostro.

Não vou dizer que a amamentação é muito simples, pois não é. Apesar de eu ter o colostro e depois não ter problemas com a quantidade de leite, tive um problema grave de “adaptação de pega do bebê” e das posições, o que me levou a ficar com o bico do seio todo rachado. A sorte é que uma pessoa do hospital me explicou a pega correta.

foto pega correta na amamentação

Tentei todas as posições recomendadas no hospital, mas tive muita dificuldade, pois estava com um cateter no meu braço esquerdo na altura da dobra do cotovelo e isso me impediu de dobrar o braço, quisera eu ter pedido para o cateter ser transferido para a mão.

As posições que eu mais usei foram a cavalinho, que foi útil enquanto ela era recém-nascida (pois só funciona em bebês pequenos) e a tradicional, que uso até hoje com a minha pequena.

posições para amamentar

Três dias depois, ao sair do hospital, meus bicos dos seios estavam tão machucados que sangravam e inclusive minha filha chegou a ingerir um pouco de sangue e vomitar. Quase desisti! Chorei em casa de dor e de aflição, mas pensei em todos os benefícios da amamentação, resolvi persistir e não me arrependo da minha decisão.

Alguns produtos foram vitais para me ajudar com os obstáculos nessa fase:

Pomada de Lanolina (Lansinoh): usei muitas vezes para cicatrizar, tem um efeito rápido e curativo e não faz mal se o bebê ingerir.

Conchas de amamentação (modelo pós-parto): fundamental no período em que os bicos estavam bem machucados, já que a superfície do produto não raspa no mesmo, deixando-os “respirar”. Não deu certo para eu utilizar durante o dia a dia porque vaza o leite pelos furinhos quando você abaixa.

Mamare: são dois discos de silicone para colocar nos seios, que podem ser colocados na geladeira, o que ajudou muito enquanto eles estavam machucados, pois alivia a dor e ajuda na cicatrização. Aconselho usá-lo somente para dormir, pois se você tiver muito leite como eu, você pode se molhar, uma vez que não absorve o leite que vaza.

Almofada de amamentação (em forma de U): me ajudou muito para acertar a posição da mamada. Se fosse hoje, a teria levado comigo ao hospital.

Bico de silicone: Só usei enquanto meus seios estavam bem machucados, foi o que evitou que minha filha ficasse sem mamar, pois ele protege o bico durante a mamada, evitando que fique ainda mais machucado. A marca que minha filha melhor se adaptou foi Amamente.

Absorvente para seio: está sendo bem útil para dormir e sair. Para mim, foi importante nos primeiros dias proteger a roupa de cama, eu usava uma fraldinha de pano embaixo da onde eu deitava, pois vazava leite.

Sol como cicatrizante: não consegui tomar muito sol, pois como minha filha nasceu num período chuvoso e de muito calor, acabei substituindo por uma lâmpada de abajur e funcionou.

Claro que cada processo de amamentação é um, mas saiba que depois de passada a fase de adaptação, amamentar vale muito a pena. Olhem só como a minha pequenina está saudável somente com leite do peito! Por isso, mamãe, finalizo com 3 Ps: Paciência, Persistência e Perseverança!

mariana

Beijos,

Evelyn

Leave a Reply

