5 Livros para Ler Antes de Parir!

Petit Moms!

Hoje o post foi escrito para dar dicas de leitura para as futuras mamães, pois durante a gravidez é natural a ansiedade para saber ao máximo o que nos espera após o nascimento do nosso baby. Tenha certeza de que este é o momento ideal para devorar livros sobre o início da vida materna, pois após o parto, o tempo vira ouro e se dedicar a uma leitura se torna um luxo em nossas vidas!

Esta seleção foi feita com alguns dos livros que li durante a gravidez e após o nascimento da minha filha, que me foram uteis em alguma fase durante o crescimento dela até o momento, então vamos lá!

 

1 – Mais Segredos da Encantadora de Bebês – de Tracy Hogg com Melinda Blau

Encantadora de BebesA encantadora de bebês é considerada uma referência nos Estados Unidos quando o assunto é cuidar de crianças. Neste livro ela reúne dicas sobre sono, rotina, mamadas e introdução das papinhas na vida de um bebê. E ainda, classifica os bebês de acordo com as características de temperamento que apresentam, isto é, ajuda a identificar o tipo de personalidade do seu filho e aceitá-lo como ele é.

Gostei deste livro porque traz vários exemplos práticos vistos por ela, de interação de pais com os filhos e com a sociedade. Classificando os bebês de acordo com suas características comportamentais e dando dicas de como agir. Cabe a nós, mamães, reconhecer o modus operandi do nosso filhote e a ajudá-lo a conviver em sociedade, respeitando suas preferências, passando segurança sem pressioná-lo a ser aquilo que ele não é.

2 – Crianças Francesas Não Fazem Manha – Os Segredos Parisienses na Arte de Criar Filhos – de Pamela Druckerman

criança francesaA autora conta a sua história de mãe de primeira viagem diante de uma nova cultura, na qual acaba encontrando novos exemplos de maternidade e faz um mix do que trouxe da sua criação americana com o que aprendeu no seu dia-dia com os franceses.

Adorei ler este livro, pois destaca o quanto é importante estabelecer limites na educação dos filhos, sem deixar de estimular a independência. Outro ponto muito relevante é a alimentação, os franceses fazem as crianças experimentarem de tudo desde de pequenos, respeitando os horários das refeições, sempre em família.

Também fala do comportamento das mulheres francesas, o quanto se preocupam em continuar sendo vaidosas e trabalhando, mesmo depois da maternidade. O que considero fundamental para manter a nossa autoestima e sanidade pós filhos! A autora ainda traz receitinhas fáceis de fazer para o lanche da tarde, como bolo de iogurte com gotas de chocolate, que eu fiz e é muito bom!

3 – A Culpa é da Mãe – Elizabeth Monteiro

culpa da maeNeste livro Beth Monteiro traz suas reflexões e confissões a respeito de sua própria experiência como mãe. Pertencente a geração dos nossos pais, Beth traz sua vivência da época em que seus filhos eram crianças, o que nos traz uma nostalgia gostosa da infância, para quem a viveu nos anos 80.

Esta leitura foi muito útil, pois traça um paralelo da infância de três gerações: a dos nossos pais (aqui representada pela infância da própria Beth, a nossa infância (onde ela descreve a sua atuação materna) e também fala da nossa geração como mães. O que nos ajuda a entender o comportamento dos nossos pais durante a nossa infância e o nosso agora, como mães, onde muitas vezes, na ânsia em sermos perfeitas e incansáveis, acabamos presas numa redoma de culpa e dúvidas intermináveis. Entre muitos conselhos, o mais importante para mim foi: Nós, como mães, não precisamos ser fortes sempre, também precisamos de colo de vez em quando, e temos o direito de nos sentirmos cansadas e down uma vez ou outra, e tudo bem se precisar ficar um tempinho longe da sua cria para se recompor, sem culpas!

4- Criando Filhos em Tempos Difíceis: Atitudes e Brincadeiras para uma Infância Feliz – Elizabeth Monteiro

criando filhos em tempos dificeisEste livro relata a importância de tratar criança como criança, de ter limites, mas também de ter infância e do quanto brincar é coisa séria! E traz uma lista de brincadeiras (muitas da nossa infância) que só necessitam de boa vontade e criatividade para serem postas em prática.

Recomendo esta leitura, pois além de dar dicas de como lidar com a  inevitável fase da birra, acredito que criança precisa de estímulos e brincadeiras durante a infância, precisa se sujar, andar descalça, brincar com bicho e não depender exclusivamente de brinquedos. Imaginação e mãe que educa e brinca é a melhor combinação para vivenciar uma infância feliz!

5 – Cadê o Pai desta Criança – Elizabeth Monteiro

cade o pai desta criançaNão estou ganhando nada para citar 3 livros da Beth, mas realmente este eu não poderia deixar de falar, afinal não fazemos filhos sozinhas, certo?!

A figura do pai é de extrema importância na vida de uma criança e este livro é um puxão de orelha, aos ausentes, egoístas e desinteressados em manter uma família, que colocam seus interesses e anseios em primeiro lugar.

Gostei deste livro porque nos traz uma realidade dura, que pode acontecer com qualquer uma de nós, ao se unir a um príncipe por amor e iniciar uma família, e depois descobrir que ele está mais para sapo, quando trata-se de ser pai.  Não se preocupe, traz exemplos positivos e fala do que se espera de um pai. Por isso, é uma ótima leitura para os papais também!

Como toda leitura sobre conselhos e atitudes durante a maternidade, estes livros trazem pontos que discordo e pontos que me fizeram refletir, e acima de tudo guardar, como sugestões positivas para a criação da minha filha.

E você mamãe, tem algum livro para recomendar para a gente?! 🙂

Beijos ❤

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s