Chupeta – Minha aliada e minha inimiga!

Olá Petit Mom,

 

Hoje vou contar como a chupeta foi uma grande aliada, mas também uma inimiga, e como me livrei dela, no momento em que percebi que minha pequena estava pronta para isso.

Aos 3 meses, minha bebê começou a colocar o dedinho na boca e também a tentar “chupetar” o meu peito, por sugestão da pediatra introduzi o uso da chupeta.

A necessidade de sucção varia de bebê para bebê, mas o hábito de levar tudo a boca a medida que cresce, faz parte do desenvolvimento da criança, e é desta forma que ela vai conhecendo o mundo.

O uso da chupeta fez com que minha filha ficasse mais calma, dormisse por períodos mais longos e aproveitasse melhor as mamadas. Realmente a chupeta a ajudou a relaxar e a cair no soninho gostoso, por isso passou a ser um hábito totalmente condicionado ao momento de dormir.

Mas é claro que existe o ônus, e ele apareceu depois dos dois anos, quando os dentinhos da minha pequena ficaram mais para frente. Nunca a deixei passar o dia com a chupeta na boca, e só a dava no momento da soneca e a noite para dormir, porém, isto não foi suficiente para não influenciar na sua dentição.

Então tentei fazer com que ela dormisse sem a chupeta, o que foi totalmente em vão, pois só a deixava mais nervosa e chorona. Minha segunda tentativa foi, literalmente, fazer a troca da chupeta por um cãozinho, que ela tanto queria! A chegada do Júpiter (nome escolhido por ela) foi uma festa, mas logo ela voltou a pedir a “pepê”, e quis até desfazer o trato, sugerindo para eu devolver o Júpiter! Claro que não devolvi meu cachorro, mas cedi ao perceber que ainda não era o momento.

Resolvi deixar o tempo passar e esperar mais um pouco, mas sempre pensando em como iria resolver isso, da forma menos traumática possível. Foi quando uma noite (já perto dos 3 aninhos), durante a leitura da história da Cinderela, comecei a descrever as meia-irmãs más, que na ilustração eram dentuças, e falei que elas tinham o dente para fora da boca, porque tinham usado chupeta. No mesmo momento ela olhou para mim e começou a me questionar a respeito, então percebi que aí estava a minha deixa para abordar o assunto com ela.

Passei a dizer que chupeta era bom para bebezinhos, mas que para quem não era mais bebê assim como ela, que era uma menina, não era bom porque deixava o dente tortinho e feio. E fui mostrando as ilustrações, e assim procurei outras personagens, em outros livros e desenhos, que fossem dentuças. E depois de dois dias de exemplos, perguntei se ela não queria parar de usar para que também não ficasse dentuça, e para a minha alegria, Clarinha tirou a chupeta e me deu, e a partir deste dia, não usou mais pepê! Vivaaaa!

Passamos por um período de adaptação, nos primeiro três dias ela demorou mais para relaxar e pegar no sono, e teve até uma tarde que não tirou a soneca. Chegou a pedir a chupeta, mas eu a lembrei da razão pela qual ela havia parado, e ela entendeu e aceitou.

Depois de uma semana, parecia que nunca tinha tido este hábito, já dormia normalmente e não se lembrava da existência da dita cuja.

Hoje, quando vê algum personagem de desenho ou animal dentuço, ela logo nota. Nem o hipopótamo durante nossa visita ao zoológico passou ileso, quando ela o viu de perto foi logo dizendo: “Olha mamãe, o hipopótamo usou muita chupeta!”

Nós mães, ficamos apreensivas, diante de decisões polêmicas, como esta do uso da chupeta, mas o que eu aprendi vivenciando isso, é que mais vale um bebê tranquilo e apegado a chupeta, do que um bebê irritado e que dorme pouco. Bebê que dorme bem, se alimenta bem, e deixa a mamãe dormir também, uma mãe descansada vale por 20 mães estafadas.

O desapego da chupeta vai acontecer, cabe a mamãe detectar o melhor momento para isso e como fazê-lo. Por isso, iniciei o texto chamando a chupeta de aliada e inimiga, ela realmente pode assumir estes papeis em fases diferentes da criança. Não existe fórmula mágica e nem receita, o que existe é o feeling de cada mãe sobre seu bebê, portanto, acredite no seu!

Agora a chupeta é uma recordação de uma fase gostosa no álbum de fotos!<3

IMG_1365

Beijos ❤

 

 

 

Leave a Reply

